O Royal Ontario Museum (ROM) é o maior museu do Canadá e se localiza no centro de Toronto, o museu criado em 1912 possui mais de cinco milhões de peças e é uma opção bem legal para quem gosta de exposições sobre a história humana, animal e da natureza.
De terça feira a entrada para estudantes é gratuita, então vale muito a pena quem é estudante ir lá conhecer.
O ROM tem várias alas, uma delas é a parte da civilização egípcia que conta com vários objetos dessa civilização e o mais incrível: uma múmia de verdade!
A múmia Djedmaatesankh, é a múmia de uma musicista de cerca de 850 a.C, os pesquisadores do museu nunca abriram o sarcófago que protege a múmia, para evitar a danificação dela, mas eles realizaram uma tomografia que mostrou que essa mulher morreu com cerca de 35 anos por causa de um problema dentário.
Outra coisa bem interessante do ROM são as colunas totêmicas, o museu possui quatro colunas totêmicas esculpidas em cedro em 1880 pelos nativos do Canadá, a maior dessas colunas possui 24 metros de altura.
Eles também recriam em uma parte do museu uma floresta de Ontario, onde além das árvores típicas há animais (não de verdade) que podem ser encontrados nessas florestas.
O ROM tem uma galeria de dinossauros onde pode-se observar dinossauros marinhos e terrestres.
Eles possuem também uma parte do museu toda dedicada aos primeiros povos que habitaram o Canadá, lá nós podemos ver artefatos, roupas, artesanatos, arte e um barco imenso que cabia toda a aldeia.
O museu também possui uma Bíblia de cerca de 2000 – 3000 A.C e uma moeda de ouro que vale 1 milhão de dólares!!
Um passeio bem divertido e que eu super recomendo.