Dica de livro: O segredo da Dinamarca, descubra como vivem as pessoas mais felizes do mundo

Eu amo ler relatos e observações de imigrantes, acho muito gostoso ver como as pessoas vão descobrindo um novo país: as coisas inusitados que elas encontram; o choque cultural; as gafes que cometem, e acima de tudo as coisas novas que aprendem e os costumes que param de ser do outro e se tornam delas também.

O fato de ter morado 1 ano e 4 meses no Canadá, me fez viver um pouco disso, e também me fez querer compartilhar essa experiência tão incrível que é a de ser imigrante, e por isso criei esse blog em abril de 2014.

Agora, voltando para o assunto desse post, há algumas semanas atrás eu terminei de ler o livro O Segredo da Dinamarca: descubra como vivem as pessoas mais felizes do mundo, da autora inglesa Helen Russel.
o-segredo-da-dinamarca-lembrancas-da-gabi-blog1
Para ser bem sincera com vocês, a primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi a capa: que é linda demais! Rs..

A segunda coisa, ainda na capa, foi a informação de que este foi um dos livros mais vendidos na Inglaterra e na Amazon UK, lembro que estava em dúvida se comprava ou não o livro, e quando vi essa informação pensei na hora: se foi tão vendido, deve ser bom!

E é mesmo!
landscape-1489784912-helen-russell-standing-portrait-by-jonas-husballe-normann-preview
A Helen Russel, autora do livro, é uma jornalista que vivia em Londres com o seu marido, e tinha uma vida típica de pessoas de cidade grande: muita correria, muito trabalho, muito estresse, muitas atrações culturais, muitas coisas para fazer, etc..

Até que um dia seu marido recebe uma proposta de emprego para trabalhar na sede da Lego em uma pequena cidade no interior da Dinamarca.
No começo Helen fica relutante em se mudar para o meio do nada, na Escandinávia, afinal teriam que aguentar as saudades da família, o rigoroso inverno dinamarquês, e as diferenças culturais.
Mas o Lego Man (ela acaba se referindo ao marido assim por todo o livro) a convence a fazerem uma experiência e a morarem 1 ano na Dinamarca. Ela aceita e aproveita esse ano para investigar porque os dinamarqueses sempre aparecem nas pesquisas como as pessoas mais felizes do mundo.

Com muito bom humor ela vai nos contando então as experiências que viveu nesses 12 meses, as pessoas que conheceu e o mais importante: o segredo da felicidade dos dinamarqueses. 

Sim, todos nós podemos aprender a ser felizes como as pessoas mais felizes do mundo, e o livro nos traz várias informações sobre isso, vou relatar apenas três:

Confie (mais)
Segundo a Helen, esse é “o principal motivo da felicidade dos dinamarqueses. Confiar nas pessoas ao seu redor pode fazer com que elas se comportem melhor, então isso se torna uma profecia autorrealizada”.

Fique hygge
what-is-hygge-1
“Lembre-se dos prazeres simples da vida – acenda uma vela, prepare um café para si mesmo, coma alguns doces. Está vendo? Você já está se sentindo melhor.”

Use o seu corpo
“Pedale, corra, pule e dance. Mexa todas as partes dele. Usar o seu corpo não só libera endorfinas, mas também deixa você mais atraente, no estilo dinamarquês.”

Eu amei o livro, e aprendi muito com o povo dinamarquês, e as experiências que a Helen relata. O livro tem 366 páginas, e a leitura flui muito rápido, pois a autora escreve de uma forma leve, interessante e muito divertida (eu cheguei a gargalhar no trem enquanto lia, e com certeza o meu nível de felicidade aumentou muito, rs…)

A Helen sempre perguntava aos dinamarqueses: qual nota você se dá no quesito felicidade numa escala de 0 a 10?
vista-do-mac-lembrancas-da-gabi-blog5
Encerro esse post respondendo à essa pergunta: eu me dou um 8, pois amo minha família, meus amigos e meu trabalho. Tenho esse blog que é um hobby que me traz muita felicidade, e vou me casar em breve com o amor da minha vida! 
O que falta para um 10? Viajar mais pelo Brasil e pelo mundo e ver o Temer fora da presidência da República.

[Link do livro na Amazon]
[Link do livro na Saraiva]
[Link do livro na Livraria Cultura]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s