A experiência incrível de ver Taís Araújo e Lázaro Ramos encenarem o Topo da Montanha

o-topo-da-montanha-1-1

Poster da peça

Eu sempre admirei a história de Martin Luther King, de como ele lutou contra a segregação racial nos Estados Unidos, o racismo, a desigualdade social e outras tantas injustiças.

Por isso quando soube que a peça “O Topo da Montanha” viria para São Paulo ser encenada, não pensei duas vezes e comprei meu ingresso.

O TOPO DA MONTANHA

A peça se passa em um hotel em Memphis, onde o reverendo Luther King (Lázaro Ramos) passou seus últimos dias de vida.
Ao chegar no hotel após mais um dia intenso de protesto, ele quer apenas beber um café, fumar um cigarro e descansar. É aí que ele conhece a camareira Camae (Taís Araújo), que é cheia de vida e curiosidade.
Os dois começam a conversar sobre trivialidades, com muito humor e descontração, mas o assunto também acaba mudando para a questão política, os direitos das minorias e as dores de quem já está cansado de lutar.

TAÍS ARAÚJO E LÁZARO RAMOS

o-topo-da-montanha-lembrancas-da-gabi-blog1
Taís e Lázaro atuam maravilhosamente bem, além disso a peça é dirigida também pelo Lázaro.
O texto nos emociona, nos faz rir, nos faz chorar, nos mostra um Martin Luther King que poderia ser qualquer um de nós, mas acima de tudo a peça nos dá esperança.

Esperança que tanto precisamos em momentos difíceis como o que temos vivido.

POCKET SHOW DO CRIOLO

criolo-2

Foto: Caroline Bittencourt/Divulgação

Após a peça tivemos um pocket show incrível do Criolo, que fechou a nossa noite com música boa, música brasileira, música do povo.
O Criolo é um artista que admiro muito e que veio da mesma região de São Paulo que eu o Grajaú (Grajauex).
Foi um prazer enorme poder ouvi-lo cantar, suas músicas são verdadeiras poesias, e também encheram nossos ouvidos e corações de esperança e vontade de viver, de acreditar e de lutar.

MINHA OPINIÃO

agenda-topo-montanha-2

Foto: Jorge Bispo

Minha opinião sobre “O topo da montanha”, é de que essa é uma peça que se faz cada dia mais necessária.

O racismo infelizmente ainda existe nas nossas sociedades, seja no Brasil ou nos Estados Unidos. Foram 300 anos de escravidão que ainda deixam marcas, marcas de preconceito, marcas de segregação, de falta de oportunidade e de sangue.

Os nossos homens, mulheres e crianças negras morrem todos os dias diante dos nossos olhos, em crimes que não é feita justiça, mesmo quando sabemos quem os matou.

Ao me deparar com situações como essa que se repetem todos os dias nos noticiários do nosso país, sinto raiva, indignação, dor e as vezes desesperança e ódio.
E aí que conhecer a história de pessoas como o Martin Luther King e assistir peças como O topo da montanha me ajudam a não desanimar, não perder a esperança, não deixar de acreditar e lutar, porque haverá um amanhã (eu tenho em fé Deus que haverá), onde todos nós, independente da nossa cor, da nossa classe social, da nossa religião, do nosso gênero, da nossa sexualidade seremos tratados com respeito, dignidade e liberdade.

Que possamos seguir sonhando o sonho de Martin Luther King Jr. e de tantos outros, muito já foi conquistado, mas ainda há muito a se conquistar; e nós vamos marchar em busca da liberdade, com fé em Deus marcharemos até o topo da montanha.

O TOPO DA MONTANHA NAS REDES SOCIAIS

A peça esteve em cartaz em São Paulo nos dias 19 e 20 de novembro de 2018, dias do Feriado da Consciência Negra, mesmo não sendo mais possível ir ver a peça, quis escrever esse post, pois espero (e torço muito por isso) que ela ainda será encenada muitas e muitas vezes em São Paulo e pelo Brasil.

Sigam O Topo da Montanha nas redes sociais, para ficarem por dentro do calendário de apresentações pelo Brasil:

Instagram: @otopodamontanha
Facebook: topo da montanha

2 comentários sobre “A experiência incrível de ver Taís Araújo e Lázaro Ramos encenarem o Topo da Montanha

    • Gabi disse:

      A peça é linda, me emocionei muito enquanto assistia. A Tais e o Lazaro são demais, atores incríveis! Só ficar de olho no instagram e no facebook deles, que em breve devem estar em cartaz! :) Obrigada pelo comentário! Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s