Depois de conhecermos Chichen Itzá, o cenote Ik-Kil, as Ruínas de Tulum e o cenote Dzonot Wayak; nosso terceiro passeio na Riviera Maia, foi para conhecer um pouco da ilha de Cozumel.
Nesse post você vai encontrar informações sobre:
-
- Como comprar esse passeio pela internet
- Como ir de ferry de Playa del Carmen para Cozumel
- Como ir para Cozumel saindo de Cancún ou Tulum
- Como ir para Isla Mujeres de Cancún, Playa del Carmen ou Tulum
- Encontrando a agência em Cozumel
- Fazendo snorkel em Cozumel
- Conhecendo a praia de El Cielo
- Playa Mia Grand Beach Resort
Comprando o passeio pela internet
Esse passeio, assim como os outros, nós compramos pela Decolar e foi super tranquilo. A única diferença é que dessa vez o ponto de encontro não foi próximo ao nosso hotel em Playa del Carmen, mas sim em Cozumel.
O que achamos legal de comprar pela Decolar, é que pagamos em real, sem surpresas de câmbio, podemos agendar o dia do passeio e também podemos parcelar se quisermos.
Indo de ferry de Playa del Carmen para Cozumel
Para ir de Playa del Carmen para Cozumel é preciso pegar um ferry, pois Cozumel é uma ilha. A agência que nós fizemos o passeio nos recomendou a pegar o ferry das 09h, a travessia dura cerca de 40 minutos.
Para pegar o ferry nós fomos andando do nosso hotel até o Terminal Marítimo de Playa del Carmen. O hotel ficava bem perto do terminal, cerca de 15 minutos.
Nós compramos nossos tickets no dia do passeio mesmo e foi super tranquilo, nós compramos com a Ultramar, a loja deles ficava bem perto do porto. Os tickets ida e volta custaram $390 pesos por pessoa (cerca de 81 reais/preço de fevereiro de 2019). O ticket de primeira classe custava $420 pesos (cerca de 87 reais/preço de fevereiro de 2019), a diferença é pouca, mas como a viagem é curta não vimos o porque pegar a primeira classe.
O barco é grande, bem confortável e a travessia foi super tranquila.

Horários do ferry da Ultramar (fevereiro de 2019)
Como ir para Cozumel saindo de Cancún ou Tulum
Uma coisa legal que descobrimos é que a Ultramar oferece translado de Cancún e Tulum para Playa del Carmen, para quem quiser ir para Cozumel:
- Translado terrestre de Cancún para Playa del Carmen + Tickets (primeira classe) ida e volta para Cozumel custam $39 dólares (cerca de 150 reais/preço de fevereiro de 2019).
Os horários de saída de Cancún são 09h30, 11h30 e 18h30. E os horários de regresso são 19h, e 09h ou 11h do dia seguinte (ou seja dá para dormir em Playa ou em Cozumel se quiser). - Translado terrestre de Tulum para Playa del Carmen + Tickets (primeira classe) ida e volta para Cozumel custam $42 dólares (cerca de 160 reais/preço de fevereiro de 2019).
Os horários de saída de Tulum são 07h45, 09h45 e 18h. E os horários de regresso são 20h ou 12h30 do dia seguinte (ou seja dá para dormir em Playa ou em Cozumel se quiser).
Como ir para Isla Mujeres saindo de Cancún, Playa del Carmen ou Tulum
Eles também oferecem esse tipo de serviço para Isla Mujeres (o ferry para essa ilha saí do terminal de Cancún):
- Se estiver hospedado em Cancún e quiser só o ticket do ferry, você tem a opção de sair de 4 terminais diferentes:
- Translado terrestre de Playa del Carmen para Cancún + tickets ida e volta para Isla Mujeres custam $39 dólares (cerca de 150 reais/preço de fevereiro de 2019).
Os horários da saída de Playa del Carmen são 09h, 11h e 19h. E os horários de regresso são 18h30 ou 11h30 do dia seguinte (ou seja dá pra dormir em Cancún ou em Isla Mujeres). - Translado terrestre de Tulum para Cancún + tickets ida e volta para Isla Mujeres custam $62 dólares (cerca de 245 reais/preço de fevereiro de 2019).
Os horários de saída de Tulum são 7h45, 9h45 e 18h. E os horários de regresso são 18h30 ou 11h30 do dia seguinte (ou seja dá pra dormir em Cancún ou em Isla Mujeres).
Encontrando a agência em Cozumel
A agência que nós fizemos esse passeio foi a Mia Beach, nós gostamos muito da agência e dos funcionários e também do passeio que fizemos.
Ao chegarmos no terminal de Cozumel por volta das 09h40, nós saímos e encontramos o guichê da Mia Beach, o funcionário colocou um bracelete no nosso braço, nos explicou onde ficavam os banheiros e falou que poderíamos voltar umas 10h30 para lá.
10h30 voltamos e embarcamos em um pequeno barco rumo a nossa primeira parada: o segundo maior arrecife de corais do mundo, onde faríamos snorkel pela primeira vez.
No barco tivemos água a vontade, e levou uns 40 minutos para chegarmos no local onde faríamos snorkel.
Primeira parada Snorkel
Os guias da agência deram instruções (em espanhol e inglês) de como fazer snorkel e como usar os acessórios que eles nos deram: colete salva vidas, máscara de snorkel e pés de pato.
Foi a primeira vez que eu e o Rafa fizemos snorkel na vida, e confesso que pra mim foi bem difícil e desafiador, por alguns motivos:
- Eu estava bem sedentária, já fazia alguns meses que eu não praticava nenhum exercício físico no Brasil, e nos meus primeiros dias no México eu fiquei literalmente sem fazer nada em um resort, rs… A atividade do snorkel durou 30 minutos, mas por causa da minha falta de força física eu consegui ficar só 10 minutos;
- Eu deixei para colocar a máscara de snorkel no mar e isso me atrapalhou muito, porque vinham as ondas, e eu nunca conseguia colocar a máscara direito, rs… Logo, fica a dica, entrem no mar com a máscara bem colocada.
- Tinha bastante gente fazendo snorkel, umas 20 pessoas, eu não sei nadar, então toda hora era aquela muvuca, rs… Recebi alguns ‘chutes’ (sem querer, claro) de pessoas que estavam nadando na minha frente.
Mas apesar de tudo isso, a experiência foi incrível e inesquecível, a primeira vez que eu consegui mergulhar com a máscara e eu vi a imensidão do arrecife de coral, eu fiquei completamente encantada, e valeu a pena todo o sufoco.
Nós gostamos muito de fazer snorkel, e isso me motivou a fazer aulas de natação, para dá próxima vez estar mais preparada e curtir mais.
Segunda parada: El Cielo
Depois do snorkel, voltamos pro barco e eles estavam servindo água, refrigerante, cerveja e margarita a vontade.
De lá nós fomos para uma das partes mais aguardadas do passeio, conhecer o mar incrível de El Cielo.
Já do barco nós deparamos com a água de uma cor tão linda, que dá pra entender porque a praia se chama o céu. O barco parou lá e nós tivemos uns 30 minutos para mergulhar e aproveitar de toda a beleza do lugar. Foi um dos pontos altos da nossa viagem.
Terceira parada: Playa Mia
Por fim chegamos a última parada do nosso passeio que foi o Playa Mia Beach Park, no nosso pacote do passeio estava incluso o almoço buffet e as bebidas, e mais um monte de atividades no complexo.
Nós estávamos bem cansados, por isso só almoçamos e descansamos, esperando a hora de voltar para o barco.
A comida do local estava deliciosa, e tinha muita variedade e opções bem familiares para nós brasileiros.
Chegamos no terminal de Cozumel por volta de 17h30 e fomos embora no ferry das 18h, não conseguimos conhecer o centrinho de Cozumel dessa vez.
Esse é um passeio incrível e que vale a pena fazer se estiver na região da Riveira Maia, para nós foi uma experiência inesquecível.
Outros posts da nossa viagem para o México
Hospedagem em Playa del Carmen: como é se hospedar no resort da rede Xcaret
Hospedagem barata em Playa del Carmen: nossa experiência no Hacienda Real del Caribe
Conhecendo Chichen Itzá: uma das 7 maravilhas do mundo moderno
Conhecendo as Ruínas de Tulum e o cenote Dznot Wayak
QUE TAL SEGUIR O BLOG NAS REDES SOCIAIS? ♥
No Instagram você pode acompanhar nossas viagens em tempo real, nosso dia a dia e receber muitas dicas.
No Facebook sempre estamos compartilhando posts novos e antigos, e você não vai perder nenhuma novidade por lá!
No Youtube trazemos vlogs das nossas viagens e outros momentos especiais!