Todos os anos em agosto acontece um evento muito bacana em São Paulo, chamado Jornada do Patrimônio. Durante um fim de semana somos convidados a conhecer patrimônios da nossa cidade, muitos dos quais não ficam normalmente abertos ao público.
Na Jornada de 2019 fomos conhecer o Palacete Conde de Sarzedas, e nos apaixonamos pelo lugar.
O Palacete fica na região da Liberdade e foi construído entre os anos de 1891 e 1895. Ele foi a residência de Luiz de Lorena Rodrigues Ferreira e da sua esposa Marie Louise Belanger.
Ele foi construído no topo de uma colina, e na época tinha uma vista privilegiada do vale do Tamanduateí.
“Após a morte do proprietário, sua esposa, filho e nora ainda permaneceram no local até 1939. A partir daí o Palacete passou a ser ocupado por diversos locatários e, precariamente conservado, entrou em processo de arruinamento.” (Fonte: TJSP)
“Quando a Fundação Carlos Chagas, atual proprietária do terreno, procurou o arquiteto Ruy Ohtake para projetar a construção do edifício Nove de Julho, o arquiteto Samuel Kruchin assumiu as pesquisas para o restauro do antigo casarão; que hoje abriga o Museu e Centro Cultural do Tribunal de Justiça de São Paulo.” (Fonte: TJSP)
O local é lindo, e durante a Jornada do Patrimônio tivemos a oportunidade de fazer um tour guiado por ele. O guia nos contou detalhes da história do Palacete Conde de Sarzedas, e também nos mostrou artefatos que pertencem ao Museu e Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Foi um prazer conhecer esse lugar tão lindo que respira a história da nossa cidade e do nosso estado. Ficamos muito felizes do Palacete ter sido recuperado e por estar sendo tão bem cuidado, afinal ele é um patrimônio de São Paulo.
Para quem tiver interesse de conhecer, o Palacete fica aberto a visitas nos dias úteis. Para conhecer no fim de semana, será necessário esperar a próxima Jornada do Patrimônio (lembrando que ela acontece sempre em agosto).
Tribunal de Justiça Conde de Sarzedas
Endereço: Rua Conde de Sarzedas, 100 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP
Aberto de segunda a sexta das 11h as 18h
Telefone: (11) 3295-5000
Leia também
Pateo do Collegio: conheça onde a cidade de São Paulo nasceu
Casa Mathilde: uma das melhores docerias da cidade
Bar Salve Jorge no centro de São Paulo
Farol Santander: vista incrível e muita cultura no centro de São Paulo
Sorveteria do Centro: sorvetes deliciosos que você precisa experimentar
QUE TAL SEGUIR O BLOG NAS REDES SOCIAIS? ♥
No Instagram você pode acompanhar nossas viagens em tempo real, nosso dia a dia e receber muitas dicas.
No Facebook sempre estamos compartilhando posts novos e antigos, e você não vai perder nenhuma novidade por lá!
No Youtube trazemos vlogs das nossas viagens e outros momentos especiais!