Roteiro de 1,2,4 e 6 dias em Buenos Aires com preços

obelisco-buenos-aires-lembrancas-da-gabi

Buenos Aires é uma cidade incrível e apaixonante, e um dos destinos internacionais mais visitados pelos brasileiros.

É possível conhecer o essencial da cidade em 4 dias, mas não importa se você tem apenas um fim de semana ou 6 dias inteiros, tenho certeza que você vai conseguir curtir muito a capital argentina.

Buenos Aires é uma cidade plana e convida a longas caminhadas, se você tem pique dá para fazer quase tudo andando. Mas se não quiser andar, o metrô da cidade é muito bom e te leva a praticamente todos os pontos turísticos, nesse post explico melhor como se locomover na cidade.

Dia 1 – Centro de Buenos Aires

No seu primeiro dia vá conhecer o centro da cidade, onde ficam alguns pontos turísticos famosos como o Obelisco de Buenos Aires, a Casa Rosada e o Café Tortoni.

Obelisco de Buenos Aires

obelisco-buenos-aires-lembrancas-da-gabi2

Comece o passeio pelo Obelisco de Buenos Aires que fica na famosa avenida 9 de Julho.
O Obelisco é um monumento histórico da cidade e foi inaugurado em comemoração ao quarto centenário da fundação da cidade.
Na frente do Obelisco tem um lugar especial para tirar fotos com as letras enormes BA, representando a cidade. Os turistas fazem fila para tirar uma foto bem bonita sem ninguém atrás, nós ficamos na fila e levou uns 20 minutos para tirarmos nossa foto (essa que coloquei no início do post).

Depois que tiramos nosso foto com o BA, nós atravessámos a Avenida 9 de Julho, porque tínhamos visto que havia umas escadas do outro lado da avenida que dava para tirar outra foto com o Obelisco de um ângulo diferente. Subimos as escadas e foi bem tranquilo (sem filas) de tirar mais uma foto com esse cartão postal de Buenos Aires.

Endereço: Av. 9 de Julio s/n
Metrô: Desça na estação 9 de Julio (linha D), de lá até o Obelisco são 2 minutos a pé (140 metros)
Quanto custa? De graça

Café Tortoni

Café-Tortoni-lembrancas-da-gabi

Do Obelisco você pode ir andando até o Café Tortoni (você vai caminhar por 11 minutos, cerca de 800 metros).

O Café Tortoni é um dos cafés mais antigos da América Latina, foi inaugurado em 1858 e sua decoração ainda traz toda a beleza e elegância daquela época.
Para conhecê-lo tivemos que pegar uma fila de 30 minutos (você vai ver que isso é comum em alguns pontos turísticos de Buenos Aires, rs…).

Ao entrarmos nós ficamos encantados com a beleza do café, mas alerto que os preços no cardápio não são dos mais baratos. Nós pedimos um café com leche, um alfajor e uma limonada de gengibre e menta; tudo o que pedimos estava delicioso e no total nossa conta ficou 430 pesos (cerca de R$30).

Mesmo não sendo muito barato nós achamos que vale a pena conhecer o local e sentar com calma para tomar um café e apreciar a experiência de estar em um lugar histórico.

Endereço: Av. de Mayo 825
Metrô: A estação Piedras (linha A) é a que fica mais perto do café.
Quanto? Gastamos cerca de R$30

Plaza de Mayo

Plaza-de-Mayo-Buenos-Aires-lembrancas-da-gabi-blog

Do café Tortoni dá para ir caminhando para a Plaza de Mayo, são 8 minutos a pé, cerca de 600 metros.

A Plaza de Mayo é a principal praça do centro da cidade, e sempre foi um local importante para a vida política de Buenos Aires e da Argentina. O nome da praça comemora a Revolução de Maio de 1810, que iniciou o processo de independência do país.

Desde 1977 é na praça de maio que se reúnem e protestam as mães da praça de maio, essas mulheres tiveram seus filhos assassinados ou desaparecidos pela ditadura argentina e até hoje caminham por lá 1 vez por semana, cobrando justiça e protestando pelas atrocidades cometidas pelo estado. Elas vestem lenços brancos na cabeça para simbolizar as fraldas dos seus filhos perdidos, e esses lenços estão pintados ao redor da pirâmide 25 de Mayo na praça.
Uma parte triste da história argentina que deve ser lembrada para que nunca mais se repita nem lá nem em país nenhum.

Endereço: Av. Hipólito Yrigoyen s/n
Metrô: Em volta da Plaza de Mayo há 4 estações de metrô; a estação Plaza de Mayo (linha A), a estação Bolivar (linha E), a estação Peru (linha A) e a estação Catedral (linha D).
Quanto? Gratuito

Catedral de Buenos Aires

catedral-buenos-aires-lembrancas-da-gabi
Ao redor da Praça de Maio fica a Catedral de Buenos Aires, que é a principal igreja católica em Buenos Aires. Era nessa catedral que o Papa Francisco rezava suas missas antes de se tornar Papa.
Dentro da catedral fica o túmulo de José de San Martín, que foi o herói da independência da argentina. 

Endereço: San Martín 27 (em frente a Praça de Maio)
Metrô: Em volta da Plaza de Mayo há 4 estações de metrô; a estação Plaza de Mayo (linha A), a estação Bolivar (linha E), a estação Peru (linha A) e a estação Catedral (linha D).
Quanto? Gratuito

Cabildo

cabildo-buenos-aires-lembrancas-da-gabi-blog1.JPG
Também ao redor da Praça de Maio fica o Cabildo, outro edifício histórico da cidade. Foi nele que foi declarada a Revolução de Maio de 1810, primeiro passo da independência de vários países da região platina.
Dentro do Cabildo há um museu, e a entrada é gratuita; vale a pena dar uma passada para conhecer. cabildo-buenos-aires-lembrancas-da-gabi-blogAlém disso, da varanda do Cabildo se tem uma visão linda da Plaza de Maio e da Casa Rosada.  

Endereço: Bolívar 65
Metrô: Em volta da Plaza de Mayo há 4 estações de metrô; a estação Plaza de Mayo (linha A), a estação Bolivar (linha E), a estação Peru (linha A) e a estação Catedral (linha D).
Quanto? Gratuito

Casa Rosada

Casa-Rosada-Lembrancas-da-Gabi-blog1

Ainda na Plaza de Mayo a próxima parada é a Casa Rosada, provavelmente o maior símbolo de Buenos Aires e da Argentina.

A Casa Rosada é a sede de presidência da Argentina, e é linda, fiquei totalmente apaixonada por ela.

Há visitas guiadas gratuitamente pela Casa Rosada aos sábados, então se puder vale a pena conhecer esse lugar tão importante por dentro também, veja nesse post do Fui Ser Viajante como reservar para fazer o tour.

Endereço: Balcarce 50
Metrô: Em volta da Plaza de Mayo há 4 estações de metrô; a estação Plaza de Mayo (linha A), a estação Bolivar (linha E), a estação Peru (linha A) e a estação Catedral (linha D).
Quanto? Gratuito

Museu da Casa Rosada

museo-bicentenario-lembrancas-da-gabi-blog
Ao lado da Casa Rosada fica o museu da Casa Rosada. Esse museu tem entrada gratuita e foi inaugurado em 2010 para comemorar os 200 anos da Revolução de Mayo.

Ele fica localizado onde antes ficavam dois edifícios históricos o o Fuerte de Buenos Aires, e a Aduana Taylor, segunda construção da cidade a ter cinco andares e cuja torre servia de farol para o porto.

É um museu pequeno, porém bem bonito e que vai contando a história da Argentina através de uma linha do tempo, nós gostamos bastante e recomendamos.

Endereço: Avenida Passeo Colon, 100
Metrô: Estação mais próxima é a Plaza de Mayo (linha A)
Quanto? Gratuito

Galerias Pacífico e Calle Florida

Do Museu da Casa Rosada dá para ir andando até a Galerias Pacífico. É uma boa caminhada, são 17 minutos a pé e cerca de 1,3 km; mas a parte legal dessa caminhada é que você pode ir pela Calle Florida.

A Calle Florida é uma rua cheia de lojas e com bastante opções de casas de câmbio; é um dos melhores lugares para trocar seu dinheiro. A rua é bem movimentada e bem gostosa de andar.
Galerias-Pacifico-lembrancas-da-gabi-blog
As Galerias Pacífico é um shopping de Buenos Aires que com certeza é o mais lindo que já vi na vida. O shopping parece uma galeria de arte, o teto é pintado com murais incríveis e ficamos encantados com o lugar.
Galerias-Pacifico-lembrancas-da-gabi-blog1
Se quiser fazer compras por lá, você vai encontrar: Adidas, The North Face, Aldo, Swarovski, Tommy Hilfiger, etc.

Se quiser comer vai encontrar: Starbucks, Cachafaz Café, Havanna, KFC, Burger King, Subway, Freddo, etc.

Endereço: Av Cordoba, 550
Metrô: Estação mais próxima Catalinhas (linha E)
Quanto? Gratuito

Dia 2 – Caminito, San Telmo e Puerto Madero

Caminito e La Bombonera

No nosso segundo dia começamos conhecendo o Caminito.
O Caminito é uma rua que fica no bairro de La Boca e que junto com as ruas ao redor se tornou um museu a céu aberto, com casinhas coloridas, artesanatos sendo vendidos nas lojas e várias opções de restaurantes.
caminito-buenos-aires-lembrancas-da-gabi
Não há metro perto do Caminito, por isso nós fomos até a estação Plaza Constituicion (linha C) e de lá chamamos um Uber para o La Bombonera (que é o estádio do Boca Juniors que fica bem próximo ao Caminito).

É possível fazer uma visita guiada ao estádio, e conhecê-lo melhor. Nós apenas passamos em frente e demos sorte de uma porta estar aberta porque estavam fazendo manutenção; dessa forma pudemos dar uma espiadinha na famosa Bombonera.
la-bombonera-lemnrancas-da-gabi-blog
Do La Bombonera fomos caminhando para o Caminito (6 minutos, 450 metros) e quando chegamos lá ficamos admirando as cores do lugar, passeamos na galeria … e aproveitamos para comer as empanadas argentinas pela primeira vez.

Chegamos por volta das 11 horas no Caminito que a hora que os restaurantes costumam abrir. Quanto mais cedo você chegar menos tumulto vai encontrar; nós chegamos as 11 da manhã e já tinha bastante gente por lá, quando fomos embora por volta do meio dia o lugar já estava bem mais cheio e havia bastante ônibus de excursão chegando.

Endereço: Caminito, Buenos Aires
Quanto? Gratuito

Mercado de San Telmo e Feira de San Telmo

feira-de-san-telmo-lembrancas-da-gabi
Do Caminito pegamos um Uber para o mercado de San Telmo, e passeamos por lá.
Nós gostamos bastante do Mercado de San Telmo que reúne antiguidades, feiras de comida e alguns restaurantes que pareciam muito bons.

Endereço: Bolívar 970
Metrô: A estação mais próxima é a Independencia (linha C). São 10 minutos caminhando cerca de 750 metros.
Quanto? Gratuito

Feira de San Telmo

Para quem for passear em San Telmo no domingo pode também conhecer a Feira de San Telmo; que é uma feira de antiguidades que acontece no bairro.
Foi criada em 1970 pelo arquiteto José María Peña. A feira é composta por 270 estandes. Está localizado na Plaza Dorrego e funciona todos os domingos, das 10 às 16 horas.

Endereço: 200, Defensa 120
Metrô: A estação mais próxima é a Independencia (linha C). São 10 minutos caminhando cerca de 750 metros.
Quanto? Gratuito (funciona apenas aos domingos)

Estátua da Mafalda

Do Mercado de San Telmo nós seguimos a pé pelo bairro (7 minutos, cerca de 500 metros) para conhecer a Estátua da Mafalda.
mafalda-lembrancas-da-gabi-blog
A Mafalda é uma garotinha muito inteligente, sarcástica e que odeia sopas. Ela foi criada pelo argentino Quino em 1962, e é uma das minhas personagens preferidas da vida.
Cresci vendo as tirinhas da Mafalda nos meus livros de escola e não poderia deixar de conhecê-la em Buenos Aires.
A estátua fica na esquina das ruas Chile e Defensa e está lá desde agosto de 2009; em 2014 ela ganhou a companhia de dois amigos dela: a Susanita e o Manolito.
Tinha uma pequena fila para tirar foto com a Mafalda e os seus amigos; esperamos cerca de 5 minutos e tiramos nossa foto com a turminha.

Endereço: Chile 400
Metrô: Estação mais perto é a Independencia (linha C)
Quanto? Gratuito

Puerto Madero

Da estátua da Mafalda em San Telmo, nós seguimos para Puerto Madero (1,2km, cerca de 16 minutos a pé).

O Puerto Madero é uma área restaurada do cais de Buenos Aires. Nele tem a famosa
Puente de la Mujer que é linda e atravessa o cais.
puerto-madero-lembrancas-da-gabi
A região da ponte é cercada de restaurantes, para todos os gostos e bolsos; a maioria deixa o cardápio na entrada do restaurante então você pode saber quanto custa antes de entrar e escolher o melhor custo-benefício para você.

Na hora de ir embora do Puerto Madero fomos em direção a Casa Rosada, pois a estação de metrô mais próxima do Puerto é a Plaza de Mayo, ao sairmos do Porto e subirmos umas escadas, demos de cara com um ângulo totalmente novo da Casa Rosada.
puerto-madero-lembrancas-da-gabi1

Endereço: Puerto Madero, Buenos Aires
Metrô: Estação mais próxima é a Plaza de Mayo (linha A)
Quanto? Gratuito

Dia 3 – Recoleta e Palermo

El Ateneo Grand Splendid

Comece o dia na Recoleta indo a uma das livrarias mais lindas do mundo: a Atheneo Grand Splendid.
ateneo-lembrancas-da-gabi
A livraria Ateneo é com certeza a mais conhecida de Buenos Aires, ela foi eleita em 2008 pelo The Guardian como a segunda livraria mais bonita do mundo.
O edifício que abriga a livraria foi aberto em 1919 como um teatro chamado Grand Splendid; e era um teatro majestoso: com afrescos nos tetos e uma decoração deslumbrante e que comportava 1050 espectadores.
O local foi convertido em livraria em 2007 e hoje mais de um milhão de pessoas o visitam anualmente.

Endereço: Av. Santa Fe 1860
Metrô: Estação mais próxima é a Callao (linha D), fica há 450 metros, cerca de 6 minutos a pé.
Quanto? Gratuito

Floralis Generica

A Floralis Generica é uma escultura metálica que representa todas as flores do mundo e foi dada de presente à cidade de Buenos Aires pelo arquiteto argentino Eduardo Catalano.
floralis-generica-lembrancas-da-gabi
A escultura fica em um parque lindo na Recoleta, e está em cima de um espelho d’agua; a flor possui um sistema elétrico que abre automaticamente e fecha as pétalas, dependendo da hora do dia.

Endereço: Plaza de las Naciones Unidas – C1425 Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina
Metrô: Estação mais próxima é a Faculdad de Derecho (linha H)
Quanto? Gratuito

Rosedal de Palermo

Da Recoleta vá para Palermo, que é um bairro vizinho, lá você pode conhecer o lindo rosedal de Palermo.
rosedal-palermo-lembrancas-da-gabi-blog
O rosedal fica dentro dos bosques de Palermo, ele foi inaugurado em 1914 e possui cerca de 14650 rosas de 1189 variedades diferentes. É um passeio imperdível na cidade de Buenos Aires.

Endereço: Bosques de Palermo
Metrô: Estação mais próxima é a Palermo (linha D), fica há 1,3km de distância – cerca de 17 minutos a pé
Quanto? Gratuito

Jardim Botânico e Jardim Japonês

Se tiver com tempo você pode ainda conhecer o Jardim Botânico de Buenos Aires ou o Jardim Japonês, que também ficam em Palermo. Nós acabamos não tendo tempo de conhecer dessa vez.

Endereço do Jardim Botânico: C1425 Cidade Autônoma de Buenos Aires
Quanto custa? Gratuito
Metrô: Estação mais próxima é a Scalabrini Ortiz (linha D), cerca de 5 minutos a pé (400 metros)

Endereço do Jardim Japonês: Av. Casares 2966
Quanto custa? 150 pesos (11 reais)
Metrô: Estação mais próxima é a Scalabrini Ortiz (linha D), cerca de 19 minutos a pé (1,5km)

Dia 5 – Museus e parques de Buenos Aires

Museu de Arte latino americana de Buenos Aires (MALBA)

malba-lembrancas-da-gabi-blog
O MALBA foi um dos nossos passeios preferidos em Buenos Aires.
Nós não achamos o museu muito grande e até gostamos dele por isso; mas a qualidade das obras de arte do museu é enorme.
malba-lembrancas-da-gabi-blog1
Nós nos encontramos com Tarsila Amaral, Frida Kahlo, Portinari, Diego Rivera e muito mais.
malba-lembrancas-da-gabi-blog2

Endereço: Av. Pres. Figueroa Alcorta 3415
Quanto custa? As entradas custam 240 pesos argentinos, cerca de 18 reais.
Metrô: Estação mais próxima é a Scalabrini Ortiz (linha D), anda-se 1,7 km – cerca de 20 minutos dela até o museu.

Museu da Evita

Outra opção de museu para conhecer nessa região é o Museu da Evita, nós não tivemos tempo de conhecê-lo durante a nossa estadia em Buenos Aires, mas ele estava no nosso roteiro.
O Museu da Evita conta a história da primeira dama argentina que se tornou uma das pessoas mais queridas e amadas pelos argentinos.

Endereço: Lafinur 2988
Quanto custa? A entrada é paga, mas não encontrei a informação do preço
Metrô: 
Estação mais próxima é a Scalabrini Ortiz (linha D), anda-se 700 metros – cerca de 9 minutos dela até o museu.

Para esse dia se tiver com pique e tempo, você pode conhecer algum parque de Palermo que não conseguiu conhecer no dia anterior.

Dia 6 – Centro de Buenos Aires, Show no Luna Park

Plaza General San Martin e Torre Monumental

plaza-san-marti-lembrancas-da-gabi-blog
Comece o dia na praça General San Martin, dela é possível admirar a vista da torre Monumental.

Endereço: General San Martin Plaza, Buenos Aires, Argentina
Metrô: Estação mais próxima General San Martin (linha C)
Quanto? Gratuito

Luna Park

luna-park-lembrancas-da-gabi-blog
Da Plaza General San Martin dá para ir andando até o Luna Park; é uma caminhada de 15 minutos (1,2km).
No Luna Park é onde acontece a maioria dos shows em Buenos Aires, na época da nossa viagem, teve o show do Brian Adams por lá, e como o Rafa é fã, nós aproveitamos para assistir.

Endereço: Av. Eduardo Madero 420
Metrô: Estação mais próxima Correo Central (linha E)
Quanto? Depende do show que você escolher

Centro Cultural Kitschener

O Luna Park fica ao lado do Centro Cultural Kitschener, nós fomos conhecê-lo e ficamos impressionados em como o lugar é lindo e enorme.
centro-cultural-Kitschener-lembrancas-da-gabi-blog
O Centro Cultural Kitschener é o maior centro cultural da América Latina e o terceiro maior do mundo. É impossível conhecê-lo em apenas 1 dia, mas vale a visita, ainda mais que é gratuito.
centro-cultural-Kitschener-lembrancas-da-gabi-blog2

Endereço: Sarmiento 151
Metrô: Estação mais próxima Correo Central (linha E)
Quanto? Gratuito

Esse foi o nosso roteiro de 6 dias em Buenos Aires, esperamos que possa ajudá-los a planejar sua viagem por lá. Qualquer dúvida deixe nos comentários que eu vou adorar responder! :)

Não esqueça de ler os outros posts que fizemos sobre a capital argentina:

QUE TAL SEGUIR O BLOG NAS REDES SOCIAIS? ♥

No Instagram você pode acompanhar nossas viagens em tempo real, nosso dia a dia e receber muitas dicas.

No Facebook sempre estamos compartilhando posts novos e antigos, e você não vai perder nenhuma novidade por lá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s