O museu Afro Brasil fica localizado dentro do Parque do Ibirapuera, e é uma opção cultural ótima para se visitar quando estiver passeando por lá. Ele aborda a história, cultura e influência africana no Brasil.
O edifício, que abriga o museu, foi projetado por Oscar Niemeyer, e nos seus 11 mil metros quadrados há mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje.
O museu tem uma exposição permanente, mas também possui exposições temporárias durante o ano. As exposições abordam temas como a religião, o trabalho, a arte, e a escravidão dos povos africanos no Brasil.
Na parte dedicada a contar os crimes e atrocidades que foram cometidos contra os povos africanos durante a escravidão é impossível não se emocionar.
Homens e mulheres foram trazidos em condições desumanas pro Brasil, roubados da sua terra, da sua cultura e da sua gente, aqui foram submetidos a muitas crueldades e perderam sua língua, identidade e cultura.
E também é impossível não parar e refletir sobre a dívida histórica que temos com toda a população negra brasileira, que herdou as cicatrizes desse período triste da nossa história e ainda hoje tem que lidar com preconceito, desigualdade e falta de oportunidades.
O museu Afro Brasil é um presente para nossa cidade e nosso país; é importante visitá-lo para conhecermos mais sobre como a história do Brasil se cruza com a história da África e como podemos respeitar essa cultura que faz de nós um país mais forte, mais belo e único.
Museu Afro Brasil
Horários: Terça a domingo, das 10h as 17h – Fechado as segundasIngressos:
R$ 3–6museuafrobrasil.org.br
Telefone: (11) 3320-8900
Fundação: 2004