Cataratas do Iguaçu: uma das maravilhas naturais do mundo

As Cataratas do Iguaçu são a atração principal de Foz do Iguaçu, e um dos lugares mais lindos do Brasil.

As cataratas são formadas por um conjunto de 275 quedas d’água no Rio Iguaçu, e ficam localizadas entre o Parque Nacional do Iguaçu no Brasil, e o Parque Nacional Iguazu, na Argentina; ou seja, estão na fronteira dos dois países.

cataratas-do-iguaçu-lembrancas-da-gabi-blog

Os parques nacionais da Argentina e do Brasil foram criados com o intuito de preservar e administrar o manancial e as florestas que ficam em volta das Cataratas. Juntos, os dois parques tem uma área total de 250 mil hectares de floresta subtropical e são considerados Patrimônio Natural da Humanidade.

É possível conhecer as cataratas do lado do Brasil, e do lado da Argentina. Cada parque tem sua peculiaridade e se tem uma perspectiva diferente dessa beleza da natureza. Nesse post eu vou contar a nossa experiência conhecendo o lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu.

Nossa experiência no lado brasileiro

Em 2014 eu conheci as Cataratas do Niagara, e lembro até hoje o quanto fiquei impressionada com a beleza, a força e o som das águas.

Eu estava bem ansiosa para conhecer as Cataratas do Iguaçu, e confesso que fiquei totalmente surpreendida e maravilhada novamente, porque ela é bem diferente da sua prima norte-americana, enquanto as Cataratas do Niagara ficam no meio da cidade de Niagara Falls, as Cataratas do Iguaçu ficam dentro de uma área de mata preservada, o que faz com que o contato com a natureza seja muito mais intenso.

cataratas-do-iguaçu-lembrancas-da-gabi-blog2

Ao chegarmos no Parque Nacional compramos nossos ingressos, e pegamos um ônibus para ir as Cataratas, o ônibus anda por uns 15 minutos, e nessa hora você tem uma ideia da imensidão do Parque em que você está.

Primeira parada: Macuco Safari

A primeira parada do ônibus é para quem vai fazer o Macuco Safari, que é a experiência de entrar em um bote e navegar pelas águas do Rio Iguaçu e chegar bem pertinho das quedas d’água.

Eu fiz um passeio similar a esse nas Cataratas do Niagara e amei demais, foi uma experiência maravilhosa! Porém, escolhi não fazer o Macuco Safari dessa vez, porque confesso que achei o preço bem caro: adultos pagam R$246 (preços de fevereiro de 2020).

Eu acredito que para quem gosta de aventura deve valer muito a pena e deve ser uma experiência incrível, mas não era algo que eu estava disposta a investir nessa viagem.

Para mais informações sobre o Macuco Safari e para ver os preços atualizados e comprar seu ingresso online acesse o site oficial.

Segunda parada: Trilha para as Cataratas

A segunda parada do ônibus, é no início da trilha para as Cataratas do Iguaçu.

Nós amamos fazer a trilha, apesar do esforço e do calor que fazia em Foz, porque durante o caminho podemos observar as Cataratas por vários ângulos diferentes: é uma experiência única!

cataratas-do-iguaçu-lembrancas-da-gabi-blog3

Além disso durante a trilha nos sentimos muito em contato com a natureza, enquanto andávamos nós vimos um macaco pulando entre as árvores.

A trilha tem alguns mirantes e dá para fazer fotos lindas com as Cataratas ao fundo.

Por fim, chegamos na parte mais incrível da trilha, onde andamos numa ponte e ficamos bem pertinho dessa maravilha natural que é as Cataratas do Iguaçu. Nessa hora, a água chega a respingar na gente, e o som das águas é um dos mais lindos que eu já ouvi.

cataratas-do-iguaçu-lembrancas-da-gabi-blog4

Terceira parada: para pessoas com mobilidade reduzida

A trilha que fizemos é linda, mas exige esforço físico e infelizmente não é adequada para quem tem mobilidade reduzida. Essas pessoas devem parar na terceira parada do ônibus e pegar o elevador panorâmico que já deixará elas na parte final da trilha, onde ficamos o mais perto possível das Cataratas.

Quando terminamos a trilha, nós pegamos o ônibus da volta nessa parada, assim não precisamos andar tudo de novo (nossos pés agradecem).

Belmond Hotel das Cataratas

Uma curiosidade, dentro do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, tem um hotel 5 estrelas, que dá para ficar hospedado e ter acesso livre ao parque.

O hotel é lindo, tem uma localização privilegiada, mas tudo isso custa caro, a média das diárias para fevereiro de 2020 está em quase 2 mil reais! :O

Cataratas do Iguaçu

Endereço: Br 469, KM 18 – Foz do Iguaçu, Paraná

Ônibus: Usar a linha 120. O ônibus para em frente ao Parque Nacional; do centro até as Cataratas leva cerca de 30 a 40 minutos.

Preço: Brasileiros pagam R$41; estrangeiros do Mercosul pagam R$55 ; e estrangeiros de outros países pagam R$70. Preços de fevereiro de 2020. Você pode ver os preços atualizados e comprar seu ingresso online no site oficial das Cataratas brasileiras.

Leia também

Guia de Foz do Iguaçu: o que fazer, transporte e dicas

Marco das 3 fronteiras: onde Brasil, Argentina e Paraguai se encontram

Parque das Aves: a segunda atração mais visitada de Foz do Iguaçu

QUE TAL SEGUIR O BLOG NAS REDES SOCIAIS? ♥

No Instagram você pode acompanhar nossas viagens em tempo real, nosso dia a dia e receber muitas dicas.

No Facebook sempre estamos compartilhando posts novos e antigos, e você não vai perder nenhuma novidade por lá!

No Youtube trazemos vlogs das nossas viagens e outros momentos especiais!