Museu da imigração em São Paulo

Migrar: mover-se de uma região a outra; sair em busca do sonho, da prosperidade, de alternativas ou, na falta de todos eles, partir. O migrante é necessariamente alguém partido: uma vida permanece em sua origem, outra se lança num novo destino, incompleta. Nesse momento, homem e destino se constroem continuamente, reelaborando práticas, afetos e identidades.

cantina-lembrancas-da-gabi-blog6

O Museu da Imigração em São Paulo, é um museu muito especial que existe para contar e preservar a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes do Brás, que ficava no mesmo prédio onde hoje se encontra o museu.

Jardins do museu

museu-da-imigracao-lembrancas-da-gabi-blog

O museu fica localizado em uma rua tranquila do bairro da Mooca, na zona leste da cidade. Quando chegamos nele, nem parecia que estávamos em São Paulo, porque o lugar é tão calmo e silencioso, fiquei encantada com o jardim e o prédio do museu que são lindos!

Para acessar o jardim não precisa pagar entrada.

Espaço de leitura para crianças

Há um espaço de leitura lindo para crianças, cheio de livros em ótimo estado.

museu-da-imigracao-lembrancas-da-gabi-blog2museu-da-imigracao-lembrancas-da-gabi-blog3

Para acessar o espaço de leitura não precisa pagar entrada.

Cantina

Além disso, dentro do museu há o restaurante Cantina, que aos fins de semana e feriados serve um brunch maravilhoso, que nós aproveitamos e experimentamos.

cantina-lembrancas-da-gabi-blog8

Para acessar o restaurante não precisa pagar entrada.

Veja mais sobre o brunch do Cantina no post que escrevemos

Exposição temporária – Sobrenomes

No dia em que fomos visitar o museu, a exposição temporária que estava sendo exibida era sobre os sobrenomes.

A exposição começa com uma pergunta simples e profunda: o que o seu sobrenome representa para você?

museu-da-imigracao-lembrancas-da-gabi-blog4

Foram capturados mais de 1600 sobrenomes de diferentes origens, e de famílias que chegaram no passado ou recentemente no Brasil. O intuito da exposição é aproximar as pessoas com a história da Hospedaria, afinal, nosso sobrenome representa um passado e uma história de alguém que migrou.

Eu amei a exposição, e me emocionei muito com o vídeo que é exibido nela. Para mim meu sobrenome representa a história dos meus avós que migraram do Nordeste para São Paulo atrás de emprego e um futuro melhor, e é motivo de muito carinho e orgulho de ser paulista com sangue nordestino. Para mim ser neta de migrantes me ensinou que é possível construir raízes em um lugar diferente, sem deixar de amar o lugar onde você nasceu. Que para recomeçar a vida em um novo canto é necessário coragem, fé, amor, esperança e determinação; acredito que herdei essas coisas dos meus avós.

A exposição fica em cartaz até 30 de junho de 2020, e vale muito a pena conferir!

Para acessar as exposições do museu da Imigração, é necessário pagar R$10.

Exposição de longa duração – Migrar: experiências, memórias e identidades

Essa exposição é maravilhosa, aprendemos muito nela.

Assistimos vídeos explicando como foi o processo de imigração do ser humano, que saiu da África e foi povoando todos os continentes do mundo.

museu-da-imigracao-lembrancas-da-gabi-blog5

Depois aprendemos também sobre como funcionou a imigração e migração no Brasil, e alguns conflitos sociais que existiram por causa da forma de colonização que nosso país sofreu.

Por fim, chegamos a minha parte preferida, que nos transporta as experiências, memórias e histórias dos imigrantes que passaram pela Hospedaria do Brás.

museu-da-imigracao-lembrancas-da-gabi-blog6

Na primeira parte da exposição, nós vimos cartas que os imigrantes que chegavam ao Brasil mandavam para os seus familiares no país de origem, são chamadas de carta de convite.

Nessas cartas eles falavam que estavam bem no Brasil, que havia emprego e oportunidades, e convidavam seus parentes a virem para cá também. A carta servia como comprovação para esses parentes imigrarem para o Brasil, significava que alguém da família estava financiando eles.

museu-da-imigracao-lembrancas-da-gabi-blog7

Depois vimos alguns objetos da época em que a hospedaria estava em funcionamento, e um conjunto de camas representando como as pessoas ficavam alojadas.

Vi também uma frase que me emocionou muito: triste foi aquela despedida. A vida do imigrante é feita de despedidas, e acho que essa é a parte mais difícil e que mais dói. Eu morei no Canadá por 1 ano e 4 meses, e senti essa dor algumas vezes: quando saí do Brasil, quando me despedi de alguns amigos que terminaram o intercâmbio antes de mim, quando meu irmão foi embora depois de me visitar por 10 dias, e por fim quando eu me despedi do Canadá para voltar ao meu país. Tristes foram aquelas despedidas.

Por fim, nós tivemos a oportunidade de ouvir vários relatos de imigrantes que chegaram ao Brasil, a maioria chegou criança, e ficaram hospedados no edifício onde hoje fica o museu. Eles contam as surpresas, o choque cultural e gastronômico e as adversidades que passaram nos navios ou na chegada ao Brasil.

Para acessar as exposições do museu da Imigração, é necessário pagar R$10.

Nossa opinião

museu-da-imigracao-lembrancas-da-gabi-blog8

Nós amamos o Museu da Imigração, entrou para a lista como o meu museu preferido em São Paulo. Eu recomendo muito a visita, é um lugar lindo, bem conservado, com uma infraestrutura ótima, exposições bem pensadas e cheio de boas surpresas.

Museu da Imigração

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca, São Paulo

Metrô: Fica há 650 metros da estação Bresser-Mooca (Linha 3 vermelha)

Ingresso: R$10 (aceita cartão)

Horários:

Fechado as segundas

Terça a sábado: 09h as 17h

Domingo: 10h as 17h

Site: museudaimigracao.org.br

QUE TAL SEGUIR O BLOG NAS REDES SOCIAIS? ♥

No Instagram você pode acompanhar nossas viagens em tempo real, nosso dia a dia e receber muitas dicas.

No Facebook sempre estamos compartilhando posts novos e antigos, e você não vai perder nenhuma novidade por lá!

No Youtube trazemos vlogs das nossas viagens e outros momentos especiais!